Saiba como organizar os estudos na reta final de preparação para o Enem

Confira 6 temas que podem cair na Redação do exame e prepare-se

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 4 e 11 e novembro. Alunos do Anglo Leonardo da Vinci estão a todo o vapor na preparação para esta importante prova, e os professores fornecendo todo o suporte necessário. Saiba como organizar os estudos nessa reta final.

No primeiro dia, será a aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, acontecem as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

Segundo o orientador do Ensino Médio, Danilo Bezerra, para se dar bem no exame, é importante manter o ritmo de estudos, não desanimar e muito menos entrar em pânico. “Além disso, o aluno deve fazer um planejamento com uma carga de estudos que não o sobrecarregue, pois ele precisará de energia para os demais vestibulares”, explica.

Agora, é a hora de treinar provas, pois isso ajudará a desenvolver uma estratégia para adotar no dia. O orientador também recomenda dedicar um tempo exclusivo para fazer redações, já que ela não pode ser zerada e possui um grande peso na composição da nota final.

“O estudante pode revisar pontos das matérias que possui dúvidas e fazer exercícios para praticar. Deve montar um programa de estudo semanal, definindo um período para as matérias, que devem ser distribuídas ao longo da semana e alternadas entre humanas, exatas e biológicas. Será menos cansativo do que focar em apenas uma delas por dia”, ressalta.

Cuidar das emoções também faz a diferença.“É preciso buscar formas para aliviar a ansiedade e o estresse. Tempo para o lazer ou alguma atividade física contribuem para um melhor desempenho no Enem e nos vestibulares”, acrescenta Danilo.

Confira outras dicas do especialista:

Tempo de prova

Como as provas do ENEM costumam ser longas e com muitos textos para ler, prepare-se para o formato. Ao treinar, você criará a sua estratégia para não perder tempo. Ler as respostas antes de ir para os textos, por exemplo, ajuda a saber o assunto e facilita.

Possíveis temas para a redação do Enem

A equipe do Anglo Leonardo da Vinci aposta em alguns temas: mobilidade urbana, meio ambiente, redes sociais, liberdade de expressão, desigualdade social e bullying. Como sugestão de estudo, relembre os tópicos principais que foram abordados pela mídia no 1º semestre.

 

Dicas para o dia da prova

1) Conheça o percurso e o tempo que levará para chegar até o local, lembrando que aos domingos os transportes públicos possuem horários diferentes de funcionamento. Evite imprevistos.

2) Um dia antes, deixe separado o que levará para a prova (documentos, caneta, lápis, borracha e alguma coisa para comer e beber).

3) Durma cedo e descanse.

4) Leve algum alimento leve e água, pois as provas acontecem em uma época em que o clima está esquentando.