Sarau no Fundamental I reforça a importância dos poemas

Evento trabalha a imaginação das crianças e incentiva o gosto pela leitura

 

Sarau é uma reunião com o objetivo de compartilhar experiências culturais e o convívio social. Foi isso que as crianças do 2º ano vivenciaram com suas famílias nos dias 29 de maio e 1 de junho. Um tempo especial para compartilhar a leitura de poemas e poesias, conversar e recitar.

 

Dois alunos de cada uma das salas recepcionaram os pais e convidados e os guiaram até o anfiteatro. Em um clima acolhedor e cheio de expectativas, eles apresentaram, em duplas e trios, os poemas do livro "Histórias para contar" e “Poemas para Brincar”. Em seguida, recitaram contos de própria autoria.

 

A poesia nada mais é do que o texto escrito ou falado que apresenta ritmos e rimas. O Sarau do Fundamental I focou nesse formato porque o estilo encanta as crianças. Elas conseguem imaginar e expressar sentimentos por meio das brincadeiras com as palavras.

 

"Nessa transição da conclusão da alfabetização, fizemos esse lindo trabalho de gêneros literários para estimular o prazer da leitura. Os alunos amam a leitura poética", conta Anna Clélia, uma das professoras responsáveis pela atividade. “Tranquilidade, segurança, postura e tom de voz adequado são alguns dos pontos que trabalhei com meus alunos. Tudo envolve uma questão de dar vida ao poema. Fiquei emocionada com o resultado final”, completa a professora Ediléia.

 

Os alunos ficaram orgulhosos das apresentações e encerraram o evento com um convite aos pais para conhecer ouros projetos realizados em sala, como maquetes e outros.