Semana da Empatia envolve estudantes do Ensino Médio

Turmas refletem sobre formas de praticar a amabilidade

Alunos do Ensino Médio, unidade Osasco, participaram da Semana da Empatia. A ação contou com a parceria da orientação do Anglo Leonardo da Vinci (SOPE) e da professora de Sociologia, Mariana. O objetivo foi conscientizar a todos sobre a importância dessa habilidade emocional. As turmas aprenderam formas de praticar a amabilidade e o respeito ao próximo.

Duas atividades foram propostas. A primeira foi uma discussão em sala de aula, com base em alguns vídeos. Os estudantes refletiram acerca do que é e não é uma atitude empática e da importância de se colocar no lugar do outro.

Uma caixinha com sugestões de comportamentos gentis também foi colocada em cada sala. “Tente identificar como o colega está se sentindo, observe alguém que você não tem tanto contato ou pergunte como essa pessoa se sente. Essas foram algumas ideias. Assim, incentivamos o olhar atento e o exercício da escuta”, explica a orientadora Milena.

Segundo ela, os alunos levaram mensagens para casa, se envolveram e participaram de forma produtiva de todas as discussões. “­­Se você compreende o que o outro sente e pensa, fica mais fácil desenvolver relações saudáveis e tomar atitudes benéficas para si e para o grupo”, ressalta.