Novo Ensino Médio

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Novo Ensino Médio

COMO PREPARAR OS NOSSOS FILHOS PARA O FUTURO?

O futuro dos filhos será marcado por mudanças e avanços tecnológicos cada vez mais rápidos.

Estudos apontam que a humanidade nunca esteve tão jovem como agora. Pessoas entre 14 e 24 anos de idade já superam a marca de 1 bilhão em todo o planeta. Logo, o seu filho não está sozinho e tem diante de si oportunidades incríveis para construir seu projeto de vida. No entanto, ele faz parte de uma sociedade altamente volátil, flexível e que muda o tempo todo, numa velocidade jamais vista. Diferentemente da geração dos nossos pais e avós, na qual as mudanças demoravam algumas décadas para ocorrer e, com isso, se tinha mais previsibilidade, os tempos atuais são marcados por incertezas e instabilidades.

Qual o papel da escola numa sociedade cada vez mais jovem, que está em permanente mudança e altamente tecnológica?

Desejamos o melhor para os nossos filhos e escolher a escola que irá prepará-los para o futuro exige análise criteriosa e confiança na proposta pedagógica. Para ajudá-los, listamos aspectos fundamentais que precisam ser analisados nesse momento decisivo de escolha.


Inteligência socioemocional

A sociedade passa por mudanças. Os estudantes também. Por isso, a escola precisa oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, que leve o jovem a se descobrir como pessoas e cidadão que contribuirá com as transformações do futuro.


Cidadania global

A escola deve ajudar seu filho a se sentir membro de uma enorme aldeia global, notadamente multicultural, oferecendo oportunidades para interagir com pessoas de outros povos e culturas.


Protagonismo digital

Ao longo das vivências escolares de aprendizagem, o aluno deve ser estimulado a produzir conteúdos digitais relevantes, que fortaleçam o seu protagonismo digital. Assim, ele poderá inspirar o fomento de ideias e soluções inovadoras, deixando sua marca no mundo.


Criatividade e inovação

A criatividade é uma capacidade humana que surge quando a emoção, a cognição e a ação se encontram. A escola deve propiciar vivências que o levem a se perceber como um ser criante.


Responsabilidade social e ambiental

Cada vez mais, a humanidade se conscientiza de que não há felicidade possível fora da solidariedade. Seu filho deve aprender a fazer escolhas e planejar a vida a partir de modelos mais sustentáveis, que cuidam do ser humano e do meio ambiente.


Formação acadêmica sólida

O aluno deve encontrar um espaço propício para viver uma experiência escolar que, além de transmitir conteúdos escolares, ensine a estudar e a aprender todos os dias e de forma prazerosa por meio de metodologias eficazes de aprendizagem.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que “a educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza.”.


O seu filho merece estudar no Colégio Anglo Leonardo da Vinci!

– Oitava melhor escola do estado de São Paulo

– 38 aulas semanais

– Método exclusivo ‘Aprender a Estudar’

– Professores altamente capacitados

– Tecnologias educacionais inovadoras

– Plurall – Plataforma virtual de aprendizagem

– Serviço de Orientação Profissional e de Estudos

– Plantão de Dúvidas

– Simulados

– Olimpíadas Científicas

– Leonardas – evento esportivo e cultural

– Fest Curtas – produção cinematográfica

– Trabalhos de Campo – aprendizado na prática

– Currículo alinhado à BNCC


Itinerários Formativos

Os tradicionais conteúdos escolares passam a ser organizados por áreas de conhecimento, como mostrado ao lado, permitindo uma maior articulação entre as disciplinas. Os Itinerários Formativos terão uma carga equivalente a 40% do total previsto para o Ensino Médio:

– Linguagens e suas Tecnologias

– Matemática e suas Tecnologias

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias

– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

– Formação Técnica e Profissional


Eixos Estruturantes

Os professores, em diálogo com as características da sua disciplina, deverão planejar suas aulas explorando os seguintes eixos:

– Investigação científica: Investigação da realidade por meio de práticas científicas;

– Processos criativos: Conhecimento e aprofundamento nos campos artísticos e socioculturais;

– Mediação e intervenção sociocultural: Envolvimento acerca do conhecimento e mobilização relacionados à vida humana e ao planeta, atuação socioambiental e cultural, mediação de conflitos e desafios da comunidade.

– Empreendedorismo: Conhecimento do mercado de trabalho, de iniciativas empreendedoras alinhadas ao projeto de vida e atuação ativa na sociedade.


Base Nacional Curricular Comum

A Lei Federal nº 13.415/2017 instituiu importantes mudanças na estrutura e no currículo do Ensino Médio e as escolas brasileiras começaram a implementá-las a partir de 2022. A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) divide o currículo em dois núcleos: Formação Básica e Itinerários Formativos.


GRADE CURRICULAR

 

Formação Básica

As aprendizagens essenciais previstas no núcleo de Formação Básica terão uma carga de 60% do total de horas do Ensino Médio e deverão contemplar, obrigatoriamente, as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Inglês.

CONHEÇA AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC

Aprender a fazer Ciência, a formular hipóteses, a realizar testes de verificação e a demonstrar o modo como as coisas funcionam.

Agir socialmente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos e comprometidos com a dignidade da pessoa humana.

Desenvolver relações solidárias, cooperativas, respeitosas e sem preconceito de qualquer natureza.

Conhecer-se e cuidar de si, respeitando os vários modos de ser e de estar no mundo das outras pessoas, olhando a diversidade humana como uma das nossas maiores riquezas.

Desenvolver capacidade argumentativa com base em fatos, dados e informações confiáveis.

Alcançar os conhecimentos e experiências essenciais para construir com liberdade o seu projeto de vida.

Não apenas consumir conteúdo digital, mas ser capaz de produzir conhecimentos e informações e assumir um protagonismo digital ético e responsável.

Saber expressar ideias, sentimentos e informações com clareza, utilizando as inúmeras formas de interação social existentes na era digital.

Aprender a interpretar o mundo físico, social, cultural e digital, por meio dos conhecimentos que a humanidade construiu até aqui.